Pense duas vezes – ou mais – antes de descartá-lo das suas opções
O vinílico vem ganhando espaço nos projetos de interiores Brasil afora por agregar mais benefícios à casa e às pessoas do que outros revestimentos, como a cerâmica, as pedras e o laminado.
O período de obras, no entanto, costuma embaralhar a cabeça dos moradores dada a quantidade de opções entre materiais, cores, acabamentos e variedades de usos. Por que dentre tantas alternativas, devo escolher justamente o vinílico? Informar-se vai lhe ajudar a começar a responder essa pergunta.
É comum consultar conhecidos para uma opinião sobre um ou outro material antes de comprá-lo, mas é preciso checar a informação com os canais oficiais das marcas e das revendas especializadas, para não desistir de uma aquisição tão desejada sem motivos.
Pisos e revestimentos possuem pontos positivos e negativos, e acredite: não vai existir uma única opção que cubra todas as necessidades do viver e do morar sem nenhuma fragilidade. Além disso, é perfeitamente possível combinar diferentes soluções para atingir o objetivo de revestir todos os espaços da sua casa com conforto e beleza.
Você pode, na verdade, filtrar por aqueles que reúnem o maior número de benefícios para diminuir consideravelmente as chances de errar. E é aí que o piso vinílico mais se destaca: ele é imbatível nas vantagens, como a tabela abaixo pode demonstrar:
Antes de começarmos a argumentar sobre o vinílico, é importante tirarmos da frente alguns mitos sobre esse tipo de piso. Se você já ouviu falar dele como “piso emborrachado”, saiba que não há nada de borracha nele. Na verdade, é composto por PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos.
Outro mito comum é a tal impossibilidade de poder lavá-los. Os vinílicos colados podem ser lavados, mas vamos combinar uma coisa: não deixe água empoçada por muito tempo, ok? Lembre-se: somente os vinílicos clicados não podem ser lavados.
Vale ressaltar: não é uma atitude das mais sustentáveis acionar a mangueira ou derramar baldes e baldes sobre o piso quando um rodo com pano úmido ou mop, usando detergente neutro diluído em água, já fazem o serviço, certo?
Agora que os mitos caíram por terra, a Tarkett, líder mundial em pisos vinílicos, vai lhe apresentar sete razões para lhe ajudar a se convencer de que o piso vinílico é a melhor opção para sua casa:
1. Instalação rápida e limpa
Cada dia de obra é valioso, pois atrasos inflam o orçamento. Por que não agilizar? O vinílico instalado por profissionais capacitados permite que o tempo de instalação seja mais rápido que a cerâmica, além de gerar menos poeira e sujeira.
2. Ao sabor da criatividade
Designs, texturas, cores… O vinílico oferece grande variedade de soluções e acabamentos para paginar com criatividade. A facilidade de corte e os formatos geométricos garantem melhor aproveitamento de material.
3. Manutenção sem dor de cabeça
Não é necessário aplicar produtos específicos para manter a superfície sempre com cara de nova. É fácil e prático: a limpeza pode ser feita seguindo apenas as orientações de fábrica, sem truques nem receitas caseiras.
4. Segurança na queda
A queda é o acidente doméstico mais comum e gera uma preocupação adicional quando se trata de idosos e crianças. Por causar menos danos em quedas que o piso laminado e piso cerâmico, o vinílico é indicado inclusive para superfícies esportivas de alta performance.
5. Chega de toque-toque
O vinílico absorve consideravelmente o som causado pelo impacto, eliminando o inconveniente toque-toque dos passos, comum em superfícies como o laminado. A excelente acústica influi diretamente no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas.
6. Conforto aos pés
A superfície macia do piso vinílico proporciona passos agradáveis especialmente com os pés descalços – o que não ocorre na cerâmica e no laminado, cujas superfícies são duras por conta da característica dos materiais.
7. Clima sempre agradável
Diferentemente do porcelanato, que é considerado um piso frio, o vinílico proporciona conforto térmico ao oferecer um caminhar agradável seja qual for a estação do ano, além de colaborar com a manutenção da temperatura ideal nos cômodos.
Se você ainda não está convencido, listamos nesse post mais alguns motivos para você escolher o piso vinílico como seu próximo revestimento.
Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas sobre o piso vinílico nos comentários!