Saiba como revestimentos podem deixar o clima mais aquecido e confortável para os dias mais frios do ano
Com a chegada do inverno e a necessidade de se passar mais tempo em casa a trabalho ou por lazer, os dias mais frios do ano impõem muitos desafios, podendo-se tornar uma experiência desconfortável.
Aquecedores, lareiras e sistemas de calefação são algumas das medidas – drásticas, é verdade – para aumentar a temperatura, entretanto, você nem sempre precisa contar com equipamentos caros e gastões em energia para diminuir a sensação de frio.
Tapetes e mantas ajudam, mas sozinhos podem não ser suficientes para uma casa mais confortável e verdadeiramente preparada para o inverno. É preciso complementá-los com uma boa escolha de revestimentos, que influenciam bastante no equilíbrio da temperatura interna não só no inverno, mas durante todo o ano.
E para você entender o porquê, listamos 3 motivos para você começar a aquecer a casa usando pisos e revestimentos vinílicos. Confira:
Agradável aos pés
“Pare de andar descalço nesse chão gelado”. Se você nunca ouviu essa bronca dos seus pais ou avós, provavelmente a temperatura do piso nunca foi um problema por onde você morou. Ou, de repente, você não foi uma criança levada mesmo.
Além da preocupação com as crianças, o piso gelado é uma queixa frequente nos quartos, pois é grande o desconforto de se levantar do calor das cobertas e ter contato bruscamente com uma superfície tão fria.
Revestimentos como porcelanato, cerâmicas e pedras naturais são considerados “pisos frios” por conta da condutividade térmica destes materiais: são capazes de transportar o calor com mais facilidade, reduzindo a temperatura ambiente.
O piso vinílico, por outro lado, é um revestimento atérmico, ou seja, contribui para a estabilidade da temperatura durante todo o ano e torna o caminhar descalço muito mais agradável.
Visual da madeira
O visual da madeira é uma excelente escolha para ‘aquecer’ os ambientes internos nos dias frios. A neutralidade da paleta desse material também permite compor uma decoração de inverno com mais flexibilidade.
A Tarkett apresenta um vasto portfólio de padrões amadeirados com grande variedade de tonalidades. Por falar em tonalidade, você pode aumentar ainda mais a sensação de calor e acolhimento escolhendo os tons mais escuros para os quartos e os mais claros e médios para sala de estar e cozinha.
Além disso, a Tarkett dá um acabamento diferenciado (embossing) na superfície das réguas com diferentes texturas, o que permite ampliar e variar a experiência tátil e a sensação de aconchego a cada ambiente. Veja só que interessante:
Conforto do chão às paredes
Embora a expressão seja ‘piso frio’, o efeito ‘gelado’ desses revestimentos não se restringe apenas ao que é aplicado no contrapiso. O impacto das paredes na sensação de frio que temos em um ambiente pode ser até pior, já que a metragem utilizada nas paredes de cada cômodo pode, em alguns casos, ser maior que a do piso.
Uma forma de evitar esse problema é explorar os benefícios do vinílico também para revestir paredes, pois além da variedade de cores e formatos, trata-se de uma opção mais criativa que as tradicionais tintas de parede.
Você pode usar tanto os tradicionais formatos placa e régua como também na forma de revestimentos laváveis com base têxtil, disponíveis na nova Linha Artwall®. Neste caso, você vai aquecer sua casa com estampas que simulam tramas de tecidos.
Revestimento vinílico Cor/Ref 24110652 – Linha Artwall® Coleção Annecy
Antes de sair orçando a reforma para aquecer a casa, temos alguns recados importantes!
Seja qual for o formato de pisos e revestimentos vinílicos, eles nunca são recomendados para uso em área externa ou em ambientes frequentemente úmidos, como os banheiros com chuveiro, por exemplo.
Ah, se você tem um sistema de calefação em casa, saiba que o vinílico é perfeitamente compatível em contrapisos com esse tipo de aquecimento.
Gostou das nossas dicas? Deu até um calor, né? Conta para gente nos comentários: como você encara o frio na sua casa?